segunda-feira, 28 de maio de 2012

Eventos de animê (AnimABC 2012)



                 Fomos a um evento denominado AnimABC, no qual ocorreu em Santo André nos dias 26 e 27 de maio. Observamos como era o local onde os otakus frequentam e também como eles se comportam, o local contem vários adereços que agradam o grupo social, como por exemplos chaveiros, action figures (gashapon), botons e também itens colecionáveis de alto valor, onde se inclui os Action Figures.

                O comportamento do grupo social é um tanto quanto infantil, mostrando mais um lado nostálgico onde o principal fator é a musica, como por exemplo, uma das musicas mais conhecidas por otakus da velha guarda, a abertura de todos os dragonball, cavaleiros dos zodíacos (Saint Seya), Pokémon, Shurato, Jaspion  e etc. Mas não são apenas otakus da velha guarda q freqüentam esses eventos, geralmente também vai uma grande parte dos jovens que tem algum contato seja com os Animes e/ou com os Mangás, mostrando um interesse mais atual, como por exemplo, Naruto, um dos animes mais populares no mundo atualmente.



                A vestimenta dos otakus geralmente é alguma referência de bandas que compõe uma abertura ou encerramento de algum anime, ou até mesmo uma imagem do próprio anime no qual a pessoa gosta muito. Também há os cosplays, no qual a pessoa se caracteriza, tanto na vestimenta quanto na personalidade do personagem demonstrando seu favoritismo pelo tal , ou simplesmente combina com suas próprias feições. Um dos adereços que um bom otaku tem, são chamadas as “Toquinhas”. São tocas simples, mas personalizadas de uma forma que fique semelhante a algum personagem de algum anime ou mangá.

                A organização desses eventos geralmente são muito bagunçadas, mas pelo que vimos no AnimABC a organização era algo bem elaborado cumprindo com a pontualidade da abertura dos portões, assim agradando a todos. Mas um ponto negativo foi o mal posicionamento das urnas para um prêmio, no qual seria um PSvita, onde a urna se localizava do lado do palco principal, assim dificultando o acesso dos clientes.

                No quesito alimentação, podíamos encontrar diversos tipos de alimentos, desde pastéis e humburgers até comidas japonesas como, guioza e tempurá. Para pegar seu alimento era necessária uma ficha onde você adquiria na própria barraca.

             Existem outros eventos, ocorrendo todos os anos, os principais são Anime Dreams (Janeiro), Anime Friends (Julho) , AnimABC (O que fomos) e Ressaca Friends (Final do ano, ocorrendo durante novembro/dezembro).

 Outros eventos e os mesmos citados aparecem no calendário onde as pessoas podem se informar aqui.





segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pesquisa de Campo #3

Yuri Kussaba

P: O que quer dizer uma pessoa ser otaku?
R: Quer dizer que elas admiram e gostam de coisas japonesas como mangá, animes, acho que da cultura japonesa em geral. Mas mangá e animes é o básico para uma pessoa daqui se considerar um otaku.
P: Você acha que os otakus são um grupo social?
R: Acho que sim. Somos muitos, temos muitos gostos iguais, acho que sim.
P: Otakus sofrem preconceitos?
R: Sim, muitas vezes somos vistos como crianças, infantis, coisas do tipo, só por gostar de animes, lermos mangá, colecionarmos bichinhos/bottons, etc.
P: E entre vocês, há algum desentendimento?
R: Acho que sempre há um desentendimento dentro desses grupos onde a variedade é grande. Há uns que exaltam certo anime mas odeiam outros, sendo assim sempre há uma rixa de quais são melhores.
P: Onde vocês geralmente se encontram?
R: Em eventos de animes que ocorrem.
P: Há alguma coisa de especial nesses eventos?
R: Tem uma coisa que eu gosto muito que é o cosplay. Cosplay nada mais é do que se vestir daquele personagem que você gosta. Eu não me visto, mas gosto de admirar quem faz.
P: O que você acha dos otakus brasileiros e dos otakus japoneses?
R: Acho que lá eles devem sofrer menos preconceito por ser uma coisa normal, já aqui não, não são todos que gostam disso, sendo assim dificulta um pouco.